
WP 22.6 – Para um jogador, ou um substituto entrar no campo de jogo, caso não esteja apto ao abrigo das regras a participar naquele momento. O jogador faltoso será também, quando apropriado, excluído pelo resto do jogo, com substituição, após a primeira ocorrência das referidas em WP 21.3.
Ao abrigo desta regra deve ser marcado um penalty.
Esta regra está associada à WP 21.14 Para um jogador excluído reentrar ou um substituto entrar, no campo de jogo impropriamente incluído: (Ver notas).
Se esta ofensa for cometida por um jogador da equipa que não está de posse da bola, o jogador prevaricador será excluído do jogo, e um penalty deve ser concedido à equipa oponente.
Se esta infracção for cometida por um jogador da equipa em posse de bola, o jogador será excluído e uma falta ordinária será atribuída à outra equipa.
Jogador não autorizado:
Um jogador não autorizado a jogar, é aquele que recebeu 3 faltas pessoais ou que foi expulso para o jogo restante.
Ao iniciar-se o jogo, no inicio de um período, depois de um golo ou de um desconto de tempo, e há um jogador não autorizado a jogar na água, o árbitro deve imediatamente parar o jogo, voltar o tempo atrás, devendo proceder à imediata substituição do jogador, se for apropriado. Se a situação ocorre no início de um período, deve começar-se normalmente. Não há lugar a marcação de penalty.
Caso se verifique a entrada no campo de jogo de um jogador não autorizado, acontecendo muitas vezes, quando o jogo já teve o seu início e entra um oitavo jogador, esse jogador deve ser expulso para o resto do jogo e deve-se marcar um penalty.