28 de ago. de 2008

II Fórum de Pólo - Aquático

Fórum –"... local de debate de ideias e discussão."

O II Fórum do pólo Aquático, de acordo com o folheto de apresentação, pretende criar um momento de reflexão e análise, formação e discussão das principais questões relacionadas com a modalidade.

Neste contexto o Fórum serve perfeitamente a sua finalidade. Já não serve quando o mesmo fórum serve como, momento de formação e divulgação dos principais critérios orientadores da arbitragem nacional.

A arbitragem tem o seu espaço próprio de discussão, constituída pelos seus principais agentes, os árbitros. Quando generalizamos a discussão sobre os critérios que devem ser aplicados, cai na generalização e principalmente na banalização.
Seria expectável que este fórum contribuísse para uma ampla discussão sobre a modalidade e particularmente sobre a arbitragem, promovendo acções de formação com conteúdos perfeitamente definidos no âmbito da arbitragem com o principal objectivo, de criar reais condições de acompanhamento e dialogo no seio da classe.
Os critérios, conforme referi, devem ser transmitidos em primeira-mão aos principais actores e só depois de amplamente discutidos e implementados divulgados aos restantes.
Mais uma vez, embora seja de louvar o esforço, estamos a construir a “casa”, pelo telhado, com o risco de mais cedo ou mais tarde, conforme aconteceu ao longo destes últimos anos, ela se desmoronar.
Quanto ao modelo de funcionamento, se não foram efectuadas alterações, não passa daquilo que já se conhece, um modelo, que por muita boa vontade que se tenha na sua implantação, vai depender de todo o processo organizativo a montante da arbitragem nacional, passando pela formação, acompanhamento dos árbitros recém formados dos que se encontram em actividade e principalmente da vontade da direcção da federação em o aprovar.
Algumas questões devem e têm de ser respondidas e que tive oportunidade de explanar, aquando da apresentação do projecto, por quem dirige os destinos da arbitragem e principalmente pelo Presidente do Conselho de Arbitragem que, mais uma vez não esteve presente quando era esse o seu dever.
É muito difícil para qualquer pessoa aderir a um projecto, quando não existe definição concreta das carreiras e das promoções, quando existe livre arbítrio de decisão.

Em resumo, o fórum faz sentido se servir para discutir e apresentar ideias, deixa de fazer sentido quando se está perante factos consumados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente o que acho é que este forum é para atirar areia para os olhos.
Um Forum é feito divulgando os oradores, o conteúdo do que se vai debater e acima de tudo, se for o caso, para discutir medidas a implementar e não para apresentar modelos ou acções já validadas a debate.
Peca por tardio, pois se é para debater deve ser feito com mais antecedência em relação ao início da época, para que se dê tempo de criar as estruturas convenientes.
Peca por ser um local onde se vai debater critérios de arbitragem?!
Mas a arbitragem não deve ser debatida em primeiro lugar com as associações e árbitros e depois estender esse debate ou informação aos demais interessados?
E para mim, pessoalmente, peca pela localização e custo, pois é uma despesa grande que não consigo fazer, especialmente sem perceber bem quem serão os oradores e o que de novo este forum vai trazer para a modalidade e arbitragem em especial.
Mas cá estarei para ver o resultado e para rir dos idiotas que continuam a achar que com a areia de fim de mandato algo vai mudar...

Anônimo disse...

Este Fórum é o mais ridiculo possivel.
No sábado vai ser dscutido o regulamnto e a calenderização de provas, juntamente com acção de reciclagem para treinadores que têm que pagar 10€ para assistir agora as discussões de regulamentos e calendários.
Depois arbitragem a ser discutida com todos os interessados e não com os arbitos?
Queimadela durante uma etapa do Beach Polo... então quem participar no Beach Polo não vai participar no Forum...

Sempre em grande Federação..