28 de jan. de 2009

Auto-Golo

O Auto-golo (AG) ou o golo própria baliza (GPB).

Na ultima missiva emanada pelo CA da FPN, referente à forma de marcação do GPB, onde se refere e passo a citar;

“Não Existem auto-golos no pólo aquático, nem golos na própria baliza. Quando um defesa coloca a bola acidentalmente na sua baliza o golo é atribuído ao atacante que tocou a bola por ultimo lugar.”

“WP 14.3 – Um golo pode ser marcado com qualquer parte do corpo exceptuando com o punho fechado. O golo também pode ser marcado driblando a bola para lá da linha de golo. No inicio ou qualquer reinicio de jogo, pelo menos dois jogadores ( de qualquer das equipas, excepto o guarda redes defensivo), devem, intencionalmente, jogar ou tocar a bola, exceptuando aquando da: ….”

O esclarecimento do CA, uma vez que este é o órgão tutelar da arbitragem deve ser obedecido e cumprido, contudo algumas duvidas se levantam à luz da regra WP 14.3.

“…pelo menos dois jogadores de qualquer das equipas, devem intencionalmente tocar a bola…”
Vamos ver a excepção: se uma equipa de posse de bola durante um, não entrando em exageros, mantiver o seu ataque no período regulamentar 25 segundos, antes de terminar o tempo de ataque o jogador de posse de bola, numa tentativa de passe para o seu guarda-redes, introduz a bola na sua baliza. Nesta situação houve no mínimo dois jogadores que tocaram a bola, exceptua-se o GR. Coloca-se a questão, como será possível aos árbitros terem memorizado o ultimo jogador da equipa contrária?
Em meu entender este assunto deve ser esclarecido e fundamentado, porque embora não existam duvidas relativamente à equipa que usufruir do auto golo, existe em meu entender a duvida a quem deve ser marcado o golo na situação anteriormente exposta.
Fica aqui um tema de debate.

4 comentários:

Anônimo disse...

Existem coisas mais importantes que os arbitros portugueses tem que aprender...por exemplo tem que perceber que a maioria das exclusoes no polo sao feitas no posicionamento do pivot e na tentativa dele a ganhar espaco!muitas vezes na primeira e na segunda divisao os arbitros ignoram o pivot que luta contra uma central que tem as duas maos dentro da agua e afunda o atacante!

Anônimo disse...

Agradeço o teu comentário.
Contudo a questão é o Auto-golo.
Será que só os árbitros é que têm de aprender?
E os jogadores e treinadores já sabem tudo?
Para reflexão.

Anônimo disse...

Mais uma vez uma resposta de polemica.Uma coisa sei que nao sei nada.Todos tem que aprender e copiar de quem ja sabe mais.Sem ter bases nas coisas mais simples não se pode avancar para o mais complicado.isto é a base da educação.Em relação ao autogolo eu acho que se tem que atribuir o golo ao capitão da equipa.Uma federação nacional tem que ser capaz de fazer regras proprias no proprio pais em algumas situações consoante as neccesidades.aqui muitas vezes temos actas incompletas ou erradas e arbitros que tem que discutir no meio do jogo para tomar uma decisão.
Para autoreflexão e autocritica.
o mesmo Auto-anonimo...hehehe

Apito na água disse...

Carissimo Auto-anónimo eheheheh…

A tua opinião é válida como qualquer outra.
Vivemos num País Democrático.
Neste momento esta questão está ultrapassada, o CA emitiu um comunicado esclarecedor e que deve ser posto e prática pelos árbitros.
Já agora lanço-te o repto. Porque não te inscreves no próximo curso de arbitragem e vens contribuir com a tua sabedoria e empenho para melhorar a arbitragem?